Em linha com as prioridades: o Plano de contingência e a biblioteca escolar [serviços da biblioteca escolar]

Em linha com as prioridades estabelecidas, e que destacámos num post ainda no mês de Agosto, consideramos relevante relembrar as notas da tutela à comunicação social (vide  Prioridades da Rede de Bibliotecas Escolares para o ano letivo 2020/2021 [nota à comunicação sociale que encontramos entre os documentos disponibilizados pela RBE.

Naturalmente que todos os serviços e dinâmicas da biblioteca escolar se integram no tal ecossistema de aprendizagem, competindo aos responsáveis da unidade de gestão integrar,num Plano de Contingência para a COVID-19, da escola/agrupamento, as normas de funcionamento e uso  em segurança da biblioteca pela comunidade educativa.

Como espaço de aprendizagem, apoio à concretização das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória,  e com recursos documentais e equipamentos específicos, dotado de um regulamento próprio, revela-se necessário ajustá-lo, estimulando o  uso da biblioteca e não acentuado em demasia o aspeto da proibição.

Que decisões tomar?  No fundo as respostas objectivas a estas 2 questões:

  • O que é que a Biblioteca pode fazer?
  • Como vai fazer?

São afinal os procedimentos que terão de estar obrigatoriamente definidos antes do ano arrancar, e dados a conhecer a toda a comunidade. Atualizado o regulamento e fazendo uma boa divulgação, no sentido positivo - promovam os serviços (não se use apenas a proibição!)

Façamos parte da solução, estabelecendo os mecanismos de uso em segurança.

Inspirações:

Orientações 2020.21 para a organização de bibliotecas (seguir a estrutura) 

Recomendações de boas práticas na reabertura das Bibliotecas Públicas

outras ...





Comentários