Orientações para professores e educadores sobre o combate à desinformação e a promoção da literacia digital através da educação

 

Fonte: https://tinyurl.com/cht8cp5v

A Comissão Europeia disponibilizou um conjunto de orientações para professores e educadores para ajudar a combater a desinformação e a promover a literacia digital através da educação e formação. No documento são fornecidas práticas para professores e educadores, com sugestões, planos de atividades, análises de vários tópicos e advertências baseadas nas práticas com mais sucesso.

Estas orientações são uma iniciativa-chave do Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027 da Comissão Europeia e visam uma compreensão mais ampla da literacia digital alcançada através da educação e formação, promover uma utilização responsável e segura das tecnologias digitais e fomentar uma melhor sensibilização e conhecimento do público quanto à desinformação.

  • permitem aceder a informação relevante sobre um desejável reforço das capacidades inerentes ao Perfil dos alunos, nomeadamente sobre o reforço das capacidades de pensamento crítico dos jovens, com vista a fomentar a sua resiliência no mundo digital.
  • Pedagogicamente tem propostas relevantes que permitem a  criação de confiança na sala de aula e de um espaço seguro para alunos e professores discutirem questões sensíveis
  • O documento já se encontra disponível em português , como é do conhecimento geral, destina-se a professores/educadores de diferentes disciplinas e com diferentes níveis de experiência e conhecimentos na matéria.

Mais informações em»»»

Descarregar


Comentários