A Escola como um ecossistema de aprendizagem [quer num contexto presencial, misto ou não presencial] - contributos da biblioteca

A Escola como um ecossistema de aprendizagem [quer num contexto presencial, misto ou não presencial] planifica e executa, com a participação de todos os intervenientes da comunidade escolar. Este deve ser o sentido de um processo de ensino e de aprendizagem.

A biblioteca escolar contribui também para este conceito de ecossistema:

Enquanto espaços agregadores de conhecimentos e recursos diversificados, as bibliotecas escolares apresentam-se como estruturas implicadas nas práticas educativas, no suporte às aprendizagens, no apoio ao currículo, no desenvolvimento da literacia digital, da informação e dos media, na formação de leitores críticos e na construção da cidadania.. (...)

(…) através dos instrumentos de que dispõem, as bibliotecas escolares dão um contributo relevante para o desenvolvimento e a consolidação de aprendizagens significativas. De igual modo, favorecem a educação inclusiva e enriquecem os contextos e as estratégias de ensino e de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento das competências essenciais ao exercício de uma cidadania plena. 

p. 41

Analisar e saber mais:

O presente documento integra orientações tendo em vista o desenvolvimento de aspetos centrais para a recuperação ou a consolidação das aprendizagens, no ano letivo de 2020/2021, ilustrados com exemplos adequados ao atual contexto. As orientações que se apresentam têm por base os documentos curriculares – Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA) e as Aprendizagens Essenciais (AE), as AE dos Cursos Profissionais e dos Cursos Artísticos Especializados, bem como a Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020, de 20 de julho.

Centremos o nosso olhar!


Fonte:

Orientações para a recuperação e consolidação das aprendizagens | Ao longo do ano letivo de 2020.21

Este roteiro constitui-se como uma ferramenta de apoio às escolas/ bibliotecas na planificação do ano letivo 2020/ 2021.


Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Orientações para a recuperação e consolidação das aprendizagens | Ao longo do ano letivo de 2020.21 [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 13-08-2020. [Consult. 25-08-2020] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2605.html>


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