Utilizar um Mapa Mental no processo de ensino e aprendizagem


Utilizar um Mapa Mental no processo de ensino e aprendizagem. De entre as ferramentas que podemos usar /escolher a que nos é mais útil e intuitiva, salientamos:

 [outras possibilidades em - apps na educação]

Este cartaz gráfico transmite-nos algumas ideias da sua possível aplicação. Gostei. Fica a partilha


Fonte: TiEDUCA 

Em síntese: TiEDUCA 

1) Revisão:
Fazer com os alunos uma revisão rápida para verificar o que o aluno aprendeu. 
Ex. Atividade - fazerem um mapa mental partindo da escrita, no tópico central, do tema global de que andam a tratar ...
 Em vez disso, os alunos devem fazer uma espécie de despejo cerebral, onde deixam seus pensamentos fluírem livremente e simplesmente anotarem qualquer coisa que possam lembrar.

2) Apresentação:
Os mapas mentais podem ser utilizados também como uma ferramenta de apresentação. Eles mostram como partes individuais de informações estão conectadas e permitem que os alunos vejam o quadro geral. Isso os ajuda a compreender e reter informações mais facilmente.

Em vez de fazer com que os alunos criem folhetos de slides para o próximo tópico que serão apresentados à turma, peça que eles criem um mapa mental. Isso ajudará os colegas a identificar as conexões e impedirá que os alunos apenas leiam os slides durante a apresentação.

3) Trabalho de Grupo:
As atribuições de grupo devem incentivar a colaboração entre os alunos. Existem ferramentas que permitem que vários alunos trabalhem num mapa mental ao mesmo tempo. Ao contrário de uma lista de marcadores ou de um documento de texto, todos podem adicionar facilmente suas próprias contribuições ao mapa, onde quiserem.

4) Exercício de Compreensão de Leitura:

Fazer anotações num mapa mental durante a leitura de um texto complicado pode ajudar os alunos a dividir as informações em partes mais entendíveis. Eles são capazes de capturar pensamentos e perguntas que surgem enquanto estão lendo e podem visualizar conexões entre argumentos individuais e fatos apresentados a eles.
Uma boa maneira de garantir que eles capturem os pontos principais do texto é fornecendo-lhes um modelo de mapa mental  para que preencham (em casa). Um modelo típico de compreensão de leitura para um romance pode incluir ramificações para os personagens principais, temas, motivos, pontos da trama e algumas informações básicas sobre o livro e o autor.
Ferramentas para Criação de Mapas Mentais:
1. MindMeister
2. MindMup
Fonte: 
TiEDUCA 

Comentários