SOBE+ (inscrições e ...) - plano de atividades



No âmbito da divulgação de propostas de projetos RBE (parceria) para 2019-2020 anteriormente efetuada, individualizamos o projeto SOBE+.

Encontra-se em destaque no portal RBE, onde se disponibiliza toda a informação sobre o Projeto SOBE+, que desde o ano passado alargou o seu âmbito a outras áreas da saúde.


Mantém-se o foco na integração da temática da saúde oral no currículo e em ambiente escolar, e sempre que possível e adequado, estende-se a abrangência do projeto a temáticas com ele relacionadas

Que áreas, que (sub)projetos?

1- subprojeto Escovar na Escola, através do qual a Direção-Geral da Saúde irá distribuir 150.000 kits para a escovagem dos dentes (copo, escova e dentífrico), desde que esteja incluída a escovagem dos dentes efetuada pelos alunos diariamente, em ambiente escolar. A distribuição dos materiais relativos às candidaturas aprovadas será realizada a partir de outubro de 2019 pelos ACES.
     2.1- Só será aceite 1 (uma) candidatura por Agrupamento de Escolas ou Instituição Privada ou Solidária
     2.2- As candidaturas estarão abertas até ao limite do stock. (ver)
        Rede pública aqui>>>
        Rede privada e solidária aqui>>>

(nota: leia-se a informação contida em cada formulário)

2- Tendo em conta o interesse do modelo de intervenção do Projeto SOBE este passou a designar-se Projeto SOBE+, alargando assim o seu âmbito a outras áreas da saúde.

 Continuidade da parceria iniciada no ano letivo 2018/2019 com o Projeto Heróis da Fruta (apoio da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI));

 Novidade - este ano letivo, relacionado com os Objetivos para o DesenvolvimentoSustentável e assim, mantendo o foco na promoção da saúde oral, introduziu-se a questão da reciclagem das escovas dos dentes (colaboração do EcoEscovinha -  um projeto de responsabilidade social que visa a RECICLAGEM das escovas de dentes, assim como a promoção da escovagem regular e eficaz e a troca de escova de 3/3 meses). Veja como e que pode ser feito! http://www.rbe.mec.pt/np4/2374.html

A missão deste ano é mobilizar as escolas para, junto das suas autarquias, encontrarem localmente a melhor forma de recolher as escovas e as fazer chegar à empresa que as converte em mobiliário de jardim. Para que não haja custos associados à entrega destes resíduos, todo este processo deverá ter a chancela EcoEscovinha.

Fonte - Portal RBE

Comentários