Acordo Ortográfico - Um guia mais oficial do ME - Recursos educativos para a aplicação do acordo ortográfico nas escolas

Divulgamos, o que nos parece fundamental, e que se encontra na página do ME:

Recursos educativos para a aplicação do acordo ortográfico nas escolas

20/05/2011

O Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), disponibiliza recursos educativos destinados a apoiar as escolas na aplicação do novo acordo ortográfico, a entrar em vigor no ano lectivo de 2011/2012.

A DGIDC divulga, na sua página electrónica, o “Guia Rápido para a Aplicação da Nova Ortografia”, da responsabilidade dos ministérios da Educação e da Cultura.

Este documento tem como objectivo apresentar e contextualizar, de forma sucinta e acessível, as mudanças introduzidas na ortografia utilizada em Portugal pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Além do guia, é possível aceder a dois webinares (pequenas conferências realizadas via Internet)  que abordam temas relativos ao acordo ortográfico, dirigidos aos profissionais de educação e ao público em geral.

O primeiro webinar, denominado “Acordo Ortográfico”, abordada a contextualização sócio-histórica do acordo ortográfico de 1990 e os recursos produzidos em Portugal para a sua aplicação. Incide também sobre os principais tópicos da mudança ortográfica:

  • Regras básicas;
  • Acentuação;
  • Hifenização;
  • Queda das consoantes áfonas.

São ainda apresentados, sinteticamente, os recursos oficiais para a aplicação do acordo ortográfico, disponíveis gratuitamente no Portal da Língua Portuguesa.

No segundo webinar, intitulado“Oportunidades para reflectir sobre o Ensino da Língua Materna”, são referidas as características dos instrumentos disponíveis para os docentes de Língua Portuguesa, relativos ao novo Programa de Português do Ensino Básico, ao acordo ortográfico e a projectos como o Plano Nacional de Leitura ou as Metas de Aprendizagem.

Para mais informações, consultar:

O “Guia Rápido para a Aplicação da Nova Ortografia” [PDF]

Comentários