Resistências - colóquio no Agrupamento de STª Comba Dão

No culminar do programa da semana do livro do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão realiza-se, no dia 11 de Março de 2011, o colóquio Colóquio RESISTÊNCIAS .


Este evento pretende potenciar formas de aprendizagem mais globais, unindo a comunidade aprendente em torno da reflexão sobre as incongruências entre os ideais e as práticas no quotidiano, partindo da análise de factos histórico-culturais. Proporcionar o conhecimento de diferentes leituras acerca do papel das resistências, sejam elas simplesmente à mudança, à cultura, à ideologia ou à religião, e simultaneamente divulgar alguns escritores e críticos contemporâneos galegos que têm reflectido sobre esta problemática e sobre o papel da língua e da literatura na construção dos indivíduos e na consciencialização dos seus papéis na sociedade, são outros dos objectivos que se pretendem concretizar.

Saliente-se que, na génese deste evento, estiveram os contactos estabelecidos com alguns escritores, em Santiago de Compostela, na atribuição do Prémio Literário San Clemente, único na Europa; esta oportunidade foi aberta pela participação da escola, no ano transacto, no Ciência en Acción.

O Programa do colóquio contará com a presença de oradores galegos e ainda a presença do comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral.

Mais informações:

Programa
Conferencistas

Se deseja participar, efectue a sua inscrição aqui

Fica o convite

Comentários