Web 2.00 e produção de conteúdos - WikiSpaces


Se progressivamente as condições tecnológicas começam a ficar criadas nas nossas escolas, é importante saber dar um bom uso à internet e ao equipamento informático, para que se traduza também em qualidade do ensino e da aprendizagem.

Neste sentido, e retomando um assunto já aqui tratado anteriormente, aprendizagem colaborativa e escrita colaborativa, não podíamos deixar de partilhar uma das plataformas online que pode permitir essa expressão: Wikispaces.

O WikiSpaces, criado em 10 de Março de 2005, é um sítio para hospedagem gratuita de wikis, onde os utilizadores podem criar os seus próprios wikis facilmente. Mas o que são wikis?


Basicamente podemos definir como sistemas de publicação e armazenamento de informação. De acordo com a definição constante na Wikipédia, “os termos wiki são utilizados para identificar um tipo específico de colecção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo”. O Wiki é pois uma ferramenta que permite com muita facilidade criar e alterar páginas, possibilitando a aprendizagem colaborativa. Estaremos desta forma a rentabilizar os recursos da Web e, por outro, a partilhar o conhecimento mediante a integração de várias ferramentas da Web 2.0 na prática docente ou em situações de aprendizagem realizadas de forma articulada no seio da escola. A este nível, e parafraseando Carlos Pinheiro e João Proença, os Wikis podem ser usados para vários fins na educação:

- Inserir conteúdos em trabalhos de grupo –cada elemento pode adicionar o seu contributo ao trabalho de grupo concebido on‐line.
- Como ferramenta de trabalho entre elementos de um conselho de turma ou departamento curricular profissionais
- Disponibilizar notícias – forma de manter um grupo com determinadas afinidades actualizado acerca de informação que lhe é pertinente.
- Partilhar documentos especializados – por exemplo instrumentos de formação;
- Partilha de conteúdos e actas do Conselho Pedagógico – a possibilidade de limitar o acesso ao Wiki permite a partilha de informação confidencial.
- Criar e manter documentos actualizados – constante actualização de documentos, de matérias de estudo que têm um elevado grau de mutabilidade.
- Construção de FAQ – conjunto de respostas‐padrão a questões comuns.
Espaços de debates de conferências, seminários e workshops – para preparação ou para debater as conclusões resultantes.
- Construção de portefólios para diversos fins.


A este propósito, partilho este vídeo educativo sobre o que é um wiki (dobrado em espanhol a partir do vídeo"Wikis in Plain English):



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação para os Media (ii)