A web 2.0 e a produção de conteúdos… pelos alunos!


Quando hoje pensamos na aplicação do Plano Tecnológico e da quantidades de computadores que chegam, chegarão às nossas escolas (até à biblioteca!), inevitavelmente associamos à necessária produção de conteúdos pelos alunos. Onde aprender? Como usar? Que ferramentas podem ser utilizadas para tal efeito?
Acreditamos, como já o referimos, que os projectos educativos das escolas precisam de se reorientar, bem como os projectos curriculares de escola. Significa, com certeza, alterar também alguma cultura de escola mais adversa ainda à inclusão das ferramentas disponibilizadas actualmente ao nível das novas tecnologias, Web 2.0, no processo ensino aprendizagem.
Mas, se estamos a trabalhar de acordo com a concretização de um paradigma que assenta na autonomia, na existência de alunos que podem/devem ser parceiros activos e concomitantemente produtores de conhecimento e media, temos que nos adaptar a essa realidade.

Partilho por isso este projecto do IES Averroes de Córdoba. Vale a pena ver e ouvir a opinião dos alunos. E pensarmos como aplicar alguns dos princípios subjacentes nas suas mensagens à nossa realidade, inclusive ao famigerado trabalho articulado com a Biblioteca Escolar – um centro de aprendizagem por excelência no seio da escola.



Comentários