Aprender a aprender – articulações possíveis entre programas e iniciativas sobre competências digitais





Na sequência da análise das sugestões de atividades disponíveis na página de apoio e divulgação criada no âmbito da comemoração do Dia da Internet Segura - 7 de fevereiro de 2012, sob o slogan "descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança!", ocorreu-nos destacar as possibilidades para reforçar iniciativas em articulação com o currículo.
Particularmente, destacamos a aula de língua portuguesa, em articulação com as funções informativas e educativas da Biblioteca Escolar, num processo planificado de formação de utilizadores e de desenvolvimento de competências informativas e digitais dos alunos. Para o efeito, fundamentamos esta breve proposta, fazendo uso do preconizado no Programas de Português do EnsinoBásico (2009), que passamos a citar

 “A aula de Português deve ser gerida de modo a constituir-se como um espaço de aprendizagens significativas. […] Assim, importa dar ao aluno oportunidades para: i) utilizar criticamente a Internet na busca e tratamento de informação multimodal, em função de diferentes objectivos de estudo; ii) utilizar programa informáticos tendo em vista uma apresentação cuidada de trabalhos; iii) utilizar programas de processamento e edição de texto para as tarefas de revisão da escrita; iv) trocar e partilhar informação por via electrónica, respeitando regras de comportamento no uso da Internet; v) ser crítico, relativamente ao uso das TIC no acesso à informação, na resolução de problemas ou na produção de trabalho criativo.” 
(Programas de Português do Ensino Básico, 2009: 109)




http://www.seguranet.pt/alertas-2010-11

Comentários