“ÁRVORES COM LETRAS…ÁRVORES COM VIDA!”

O Forum Coimbra associou-se ao Agrupamento de Escolas da Pedrulha na promoção do projecto interdisciplinar “Árvores com letras…árvores com vida!”, que envolve a Biblioteca escolar e professores de diferentes áreas curriculares e cerca de 1500 alunos dos diferentes níveis de ensino.

Este projecto surge no âmbito do Dia da Árvore e do Ano Internacional da Floresta e pretende promover a importância da conservação das florestas naturais, dar a conhecer as espécies autóctones de Portugal, estimular e desenvolver as diferentes formas de comunicação e expressão artística e simultaneamente promover o gosto pelo livro e pela leitura.

A decorrer de 19 de Março a 3 de Abril, no piso 0 do Forum Coimbra, a iniciativa consiste na exposição de nove árvores, elaboradas pelos alunos utilizando materiais reciclados, que representam nove espécies da floresta portuguesa, estrategicamente colocadas numa reprodução do mapa de Portugal continental, assinalando as principais rochas, rios e cadeias montanhosas. Paralelamente, vão estar também em exposição as 29 árvores imaginárias, recriadas pelos alunos dos Jardins de Infância e do 1º Ciclo, com base na leitura da obra “Arvontade – O País das Árvores”, de Lourdes Custódio.

Durante os fins-de-semana da exposição, 26 e 27 de Março e 2 e 3 de Abril, a partir das 15h00, irão decorrer algumas animações musicais e de poesia relacionadas com o tema da árvore, que se integram na actividade da rede de Bibliotecas de Coimbra, “dar poesia a Coimbra”.

Comentários