12/01/2011

Concurso de Jornais Escolares com o tema Redes sociais

As Redes Sociais são o tema do Concurso Nacional de Jornais Escolares de 2010-2011, promovido pelo PÚBLICO, no âmbito do projecto PÚBLICO na Escola. Este é um concurso aberto a todos os alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, para todas as escolas, públicas e privadas, que façam jornais escolares, em papel ou online.

Para participar, as escolas podem inscrever-se durante o mês de Março. Até ao final do ano lectivo, os estabelecimentos de ensino podem enviar três edições dos jornais escolares feitos este ano. Em pelo menos uma das edições, o tema terá que ser As Redes Sociais. Entre o que poderá servir para caracterizar o espírito do tempo - não é despropositado referir a lista de palavras mais vezes consultadas no motor de busca Google -, o ano de 2010 tornou evidente o enorme interesse dos internautas pelas redes sociais. Em Portugal, estas encontram-se no topo da lista de palavras mais populares.

As redes sociais têm vantagens e inconvenientes. Rentabilizar as primeiras e eliminar ou atenuar os efeitos dos segundos é um sério desafio - também educativo - que se deve colocar a quem nelas participa. Contudo, antes é preciso conhecer melhor cada rede social, identificar os riscos que se colocam, sobretudo aos membros mais vulneráveis, e perceber de que modo o seu uso pode ser benéfico para a comunidade escolar e o trabalho educativo. É esse trabalho que o PÚBLICO na Escola quer estimular no presente ano lectivo, razão por que As Redes Sociais são o tema do concurso deste ano.

Os prémios são conhecidos em Outubro. O concurso tem o apoio do Ministério da Educação, do programa Ciência Viva, da Porto Editora, do Museu Nacional de Imprensa, do Centro Português de Design, do programa Juventude em Acção, entre outros. Toda a informação sobre o concurso estará disponível no blogue Página 23 (http://projectopne.blogspot.com/ ) e no Boletim PÚBLICO na Escola. com B.W.
Fonte: Jornal Publico - 10.01.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário