Agregação de conteúdos - RSS

Na blogosfera vamos descobrindo sítios web e blogues, que pelo seu interesse para a nossa actividade vamos adicionando aos nossos favoritos. Contudo, temos consciência que muita da informação actualizada que poderíamos receber nesta nossa “escolha” selectiva da informação se vai perdendo, pois requer uma boa dose de dedicação e tempo. Se já é usual muitos dos serviços/sítios disponibilizarem subscrições que nos vão caindo no e-mail, a maior parte das vezes (re)visitamos, ou não, as páginas que anteriormente seleccionámos para ver se existe informação actualizada.

Mas, no lugar de sermos nós a ir à procura da informação, podemos recorrer a uma ferramenta/serviço que inverte a situação: a informação actualizada chega até nós. Como? Mediante o sistema RSS.
O RSS ( Rich Site Summary ou Really Simple Syndication) é uma linguagem que permite a agregação (syndication em inglês) de notícias ou outras informações/conteúdos contidas em páginas Web. Este recurso é usado por vários sítios para que as suas actualizações sejam enviadas até aos utilizadores, que ganham tempo atendendo a que não se necessita de visitar as páginas manualmente. E se somos utilizadores do Internet Explorer 7.0 a via está mais facilitada, uma vez que apresenta um leitor um leitor RSS embutido.

Recomendamos que aprenda de forma criativa o que significa RSS. A empresa Common Craft criou um vídeo onde esclarecem muitas dúvidas. Pode ver aqui também.





Se ficou de facto interessado neste assunto, que nos poupa algum tempo e permite que nos mantenhamos actualizados, e quer aprofundar alguns aspectos mais teóricos, recomenda-se a consulta:
Sindicación de contenidos en un portal de revistas: Temaria
Google, dsi y la sindicación de contenidos mediante rdf/rss
Bitácoras y sindicación de contenidos: dos herramientas para difundir información

Comentários