Aprendizagem colaborativa II

Falar de aprendizagem colaborativa é também abordar a questão da escrita colaborativa.

Será possível escrita colaborativa na e com a Biblioteca Escolar?

A experiência demonstra que sim. Os benefícios deste desafio tornam urgente a discussão no seio da própria escola. Na verdade estamos a falar de aprendizagem colaborativa. De situações de aprendizagem que recorrem a múltiplos recursos, inclusive os tecnológicos.

Hoje, Web 2.0 potencia o trabalho colaborativo e disponibiliza imensos espaços de colaboração que permitem a criação conjunta e a artilha de trabalhos e actividades on‐line. Podemos criar, editar e partilhar documentos de texto, folhas de cálculo, apresentações. hiperligações, conceitos, projectos de trabalho e imagens.
Podemos aceder e editar os documentos referidos a partir de qualquer lugar, através de um computador ligado à Internet. Todo o trabalho produzido está sempre disponível on‐line.

Exemplos de plataformas que nos permitem essas habilidades são Wikispaces e Google Docs. A propósito deste último, vejamos este pequeno vídeo:


Comentários

  1. E o aprendizado colaborativo já se reflete em iniciativas da vida offline, como a criação coletiva do clipe do Capital Inicial: http://mlonlinegeneration.wordpress.com/2009/02/02/criacao-musical-coletiva/.

    Abs,
    Stelleo Tolda
    WWW.mercadolivre.com.br/mlog

    ResponderEliminar

Enviar um comentário