Avaliar Blogues na escola - como?

Aproveito a ideia transmitida pela Teresa Fragoso, no blogue O MAR AKI TÃO PERTO, que passo a citar: "
Ao criar e dinamizar um blog com informação escolar, o professor deve acompanhar os seus alunos na abordagem dos conteúdos e na exploração dos materiais. Penso que será aqui, nas aulas, que o professor pode chamar a atenção dos seus alunos para a fiabilidade dos blogs existentes bem como os riscos que informações incorrectas e/ou malévolas os mesmos possam conter."

Para acrescentar mais uma opinião sobre a temática de avaliação. Creio que quer no nosso papel de formadores, quando recorremos ao uso de blogues na nossa prática lectiva [ou se temos intenção de os criar...], quer enquanto coordenadores de Biblioteca em colaboração com os restantes professores, deverá privilegiar esta atitude pedagógica - que é formar para a literacia da informação. E nesse âmbito um programa definido em conjunto e a construção de um modelo que ensine os alunos a avaliar este tipo de recurso, afigura-se-me como uma estratégia muito interessante. Analisando os documentos propostos, nomeadamente as questões que se colocam no documento Search & Research ~ Evaluating a Website, e cruzando com o CRITICAL EVALUATION OF A WEBLOG, creio que seria possível a nível de escola, construirmos uma grelha de análise que ajudasse a formar os nossos alunos para o uso da informação que também este meio disponibiliza.

Comentários

  1. Helena,
    Tanta informação, tanta música, tanta hiperligação... Parabéns. Ao ver este blogue tão completo e interessante, constato o quanto tenho ainda a aprender. Quanto ao texto, ainda que façamos parte do mesmo grupo, não resisto em comentar a ideia da grelha de análise para a formação dos nossos alunos. Ideia a reter.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Olá Graça

    Tantas horas a descobrir... mas acho que vale a pena continuar.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Olá Lena:

    5 estrelas pelo bom cumprimento da tarefa.

    Parabéns

    João

    ResponderEliminar

Enviar um comentário