Avaliação da qualidade de blogues



Confiar ou não na informação publicada na internet é um problema e simultaneamente um desafio para todos os que frequentam usualmente a blogosfera. Este século XXI, permite a qualquer um ser repórter e editor, desde que domine minimamente algumas ferramentas da Web. Facilmente se partilham notícias, ideias, opiniões, afinidades temáticas e relações de interesses…
Um poder [de produzir e interagir com muitos/em comunidade] que nos é conferido também pela tecnologia e multiplica os sítios com conteúdo dinamicamente gerado – locais de debate, de experiências, repositórios de informação, são também importantes recursos pedagógicos e acreditamos poderem transformar-se em estratégias que operacionalizem situações de aprendizagem inovadoras!
Mas a multiplicidades e o facto de qualquer um poder criar um blogue, não lhe confere por si só credibilidade e qualidade. Como participantes nesta odisseia internauta teremos de ter uma atitude atenta, um olhar prospectivo, de auto-questionamento, avaliando o seu todo. Não nos deixarmos enganar pela aparência, sendo que é sempre uma boa porta de entrada, e apenas pelos aspectos técnicos, mas ver mais profundamente aspectos relacionados com o conteúdo. Os especialistas vão recorrentemente procurando estabelecer critérios e indicadores de avaliação da qualidade, quer para a análise de conteúdo, como para a arquitectura e design gráfico.
Deixemos que alguns dos especialistas falem por nós. Convido-vos a ver o slideshare - Avaliação da qualidade de blogues.

Comentários

  1. Olá Lena,

    Parabéns! É bem nítido na tua viagem o empenho e gosto....muito oportuno esta apresentação da Lusa Alvim!

    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário